E de diferente que planejo aprender está a costura. Eu não quero aprender a costurar pra ser uma expert, mas quero aprender a confeccionar algumas coisinhas, fazer coisas básicas, enfim experimentar. Tenho dúvidas se terei habilidade suficiente pra isso mas eu quero tentar. Já conversei com uma amiga que ficou de me ajudar, ela é habilidosa e super caprichosa com costuras e faz trabalhos lindos. Assim, abandonei a ideia de colocar o artesanato como meta pra esse ano, não pretendo me dedicar a ele de forma geral. Mas vou incluir a costura como uma das possibilidades de aprendizado pra esse ano.
3) Ler, Ler, Ler
Essa foi meta no ano passado e sigo com ela firme pra esse ano. Eu não gostaria de baixar exageradamente minha meta somente baseada na frustração que foi esse ano (li apenas 9 livros em 2014) mas também não quero buscar pela derrota. Então vou ser razoável e elevar minha meta pra 18 livros .. o que parece muito, mas ainda está razoavelmente abaixo do meu objetivo no último ano.
Quanto a leitura de jornais, eu quero tentar ler mas não vou mais estabelecer um prazo de leitura, um mínimo mensal. Eu apenas quero ler eventualmente que seja, apenas me comprometer a ler jornais, independente de qual ou quando. E mais uma vez me atrapalha o fato de eu não me interessar pelos jornais de outros locais. Sinto não ter Zero Hora aqui, pois quando estou no RS, ler a ZH é pra mim brincadeira de criança; fácil, gostoso e termina antes mesmo do que você espera. E como a ZH virtual não me interessa .. enfim, vamos ver como a coisa se desenvolve esse ano.
Além disso, neste ano vou substituir minha meta de retornar a frequentar um Centro Espírita por retomar minhas leituras de livros espíritas bem como do Evangelho. Eu acabei me afastando totalmente do espiritismo (ou quase) depois que parei de ir ao Centro. Embora ainda siga sendo espírita, isso acaba nos afastando mais dos ensinamentos e do que é mais importante dentro da doutrina: praticar, praticar, praticar. No espiritismo, não basta acreditar, é preciso exercer. Não basta saber, é preciso pôr em ação o amor, pois se é esta vida que estamos vivendo agora é nela que devemos tentar evoluir e não ficar esperando por uma próxima oportunidade pelo perdão de Cristo ou por novas chances pra crescer ou nos redimir dos nossos erros. E como sei o quanto estou cansada ultimamente e tenho me sentido sobrecarregada então acho pouco provável que eu vá conseguir voltar a frequentar um Centro neste ano. Então quero voltar ao menos a ler livros espíritas, pra estar mais próxima da doutrina.
4) Blogar muito, logo: Escrever, Escrever, Escrever
Era minha meta blogar muito ano passado mas eu passei vários meses postando bem pouco. E nas minhas férias consegui focar mais no blog e pegar um ritmo mais intenso desde então. Minha intenção pra esse ano é manter a média de postagens que eu vinha postando nos últimos meses de 2014. Não é postagem diária mas está dentro do que acho possível e razoável pro meu ritmo de vida.
Dentro do blogar, vou incluir o fotografar. Isso porque a fotografia está vinculada ao blogar. Não vou mais incluir uma meta específica de fotografar sem parar como ano passado, pois eu sei bem a minha dificuldade de horários e eu ainda não estou certa sobre a viabilidade de organização que terei este ano. Ou seja, pretendo fotografar muito, mas não da maneira como imaginei ano passado. A fotografia estará mais atrelada às fotos do blog e de um curso que eu porventura faça, pra aprimorar meu conhecimento em fotografia também. Mas nada de looks sem parar pois vai depender do tempo que terei disponível, se vou mesmo fazer outros cursos esse ano, etc.
Bom, além disso eu quero tentar atualizar meus outros blogs. Já comentei que eu tinha outros 2 blogs né ? Pois é, tinha ! Agora são mais 3 ! hahaha .. sim, eu sou uma pessoa exagerada. Explico: um deles está realmente aposentado, não atualizo mais. O outro, está pouco ativo, mas ele não é um blog nos moldes desse: eu descrevo ele como um “diário cinematográfico”. Sabe aquela história de você ver filmes e depois esquecer deles ? ou dos nomes ? Então, ali eu falo sobre os filmes que vi, o que achei, etc. O problema é que eu assisto uns 20 filmes, e atualizo ali sobre 1. Quero tentar atualizar mais.
E agora no início do ano criei mais um blog, mas também é uma espécie de “diário”. É um blog privado, portanto vocês não poderão lê-lo. É pra mim mesmo, pra eu ler no futuro, sei lá. Lá eu conto sobre meu dia-a-dia no hospital, sobre histórias que vejo, histórias tristes que se passam por lá, histórias emocionantes, sobre casos que escapam da morte por um triz e claro, também sobre as diversas histórias alegres que também podem percorrer os corredores de um hospital.
5) Economizar
Essa é uma meta que pra alguns pode ser algo fácil de concretizar, mas pra mim é um verdadeiro desafio. Não tenho tanta dificuldade em poupar, posso fazê-lo por períodos medianos, mas tenho dificuldade em manter o foco nisso. Ou seja, em segurar o valor poupado. Sou meio impulsiva nas compras e as vezes jogo fora em uma semana aquilo que levei tempos juntando. Sem motivo nenhum ! Mas ano passado eu fiz um plano de poupancinha baseado num viral que rolou pelo facebook. Era um projetinho de 52 semanas que ao final rendia um total de R$ 1.378,00 reais. Mas eu modifiquei ele pra render mais em menos tempo e contei sobre isso neste post aqui. Acabei quebrando o projeto antes do tempo pois me surgiu a oportunidade e necessidade de compra de uma máquina fotográfica nova. Acabei usando o que tinha juntado até então e foi ótimo porque precisei completar muito pouco a mais pra conseguir fazer a compra. Não foi uma compra de impulso mas bem pensada e acho que valeu a pena.
Neste ano quero fazer novamente o projeto (mas o adaptado, que indiquei no link acima) pra usar pra algum fim bacana este dinheiro. Talvez algo vinculado às minhas férias. Ainda não sei pra que será, mas sei que o desafio do ano passado rendeu um belo fruto e neste ano espero fazer novamente um bom investimento com o dim-dim.
6) Resolver Pendências
Neste ano quero resolver o milhão de pendências que ficaram pra trás ultimamente. Órgãos onde preciso atualizar endereços, regularizar situação de carro, pendências que ainda ficaram de fechamento de empresa, documentos que preciso levar no banco pra aumentar crédito e estou adiando pois não era urgência, site que ficou de me fazer estorno de pagamento há meses e eu nunca mais corri atrás pra saber, enfim. Coisinhas do tipo .. mas que acumulando, geram um atraso na vida da gente, nos deixam amarrados com coisas das quais já podemos nos ver livres ou mesmo nos trazer vantagens. Dei a mim mesma o prazo até março pra regularizar tudo isso.
7) Organização
Nem preciso explicar ! Organização é preciso e saudável na vida de qualquer um. Quero tentar organizar melhor principalmente meus horários. Aproveitar melhor meu dia. E acho que se eu conseguir aplicar a melhor organização nas pequenas coisas do dia-a-dia: nas gavetas, na bancada do quarto, nas gavetas, na bolsa, no guarda-roupas .. acho que isso acaba refletindo na melhor organização da nossa vida como um todo. Pequenos cuidados que trazem grandes mudanças. Espero melhor nesse aspecto. É um desejo antigo e que volta e meia entra na minha lista de desejos pro ano e que sempre cai no Fail. Mas eu sou persistente. Organização é meta … de novo.
8) Cinema
Eu sempre fui uma consumidora voraz de filmes. Amo, amo ! Mas a internet acabou roubando muito do tempo que eu dedico a eles. E principalmente ao cinema. E a cada ano parece que estou frequentando menos. No final acabo ficando totalmente por fora e não sei sequer que filmes bacanas assistir, tão pouco que sei sobre o que anda rolando na indústria cinematográfica. Este ano quero me dedicar mais a assistir filmes e séries, mas em especial filmes no cinema. Adoro e é muito mais por preguiça que eu não vou.
9) Melhorar a qualidade do sono
Essa meta eu pensei muito se ia incluir ela aqui ou não, se deixava ela apenas nos cuidados com a saúde ou se me sentia derrotada de uma vez e nem tentava estabelecer isso como meta por já saber como é difícil eu arrumar isso.
Mas como eu sei que isso me prejudica e eu tenho muita vontade de melhorar a qualidade do meu sono, eu não posso me dar ao luxo de deixar essa meta de lado. Porque por mais que pra mim seja difícil executá-la eu tenho que no mínimo tentar melhor, rumar pra um sono melhor.
Meu problema maior está no fato de eu dormir muito tarde (madrugada mesmo !). Acabo acordando tarde, e quando tenho compromisso cedo no outro dia, acabo acordando cedo e tendo um dia tenebroso de ruim. E mesmo acordando tarde, o dia não rende. Sinto no corpo as consequencias de noites mal dormidas e tenho um aproveitamento muito fraco do meu dia.
Se é pouco provável que eu vá ter noites exemplares de sono, quero ao menos tentar dormir mais cedo. Se eu conseguir estabelecer uma rotina de dormir no máximo a 1:00 da manhã, já vou considerar como um sucesso absoluto na execução da meta.
10) Encontro da Turma 15 anos de Formados
Outro objetivo pra esse ano é realizarmos a festa de reencontro entre meus colegas de colégio. Eu estudei durante toda minha infância e adolescência na mesma escola (exceto Jardim !) e foi uma época maravilhosa pra mim. Conheci muita gente bacana e tive alguns colegas que me acompanharam por anos também na escola. Mas como sempre acontece na vida, o tempo passa e vai distanciando as pessoas, o vento levando cada um pra um projeto de vida que não cruza com os demais. Como a festa dos 10 anos não saiu, então agora espero que a de 15 anos saia.