VARIEDADES

A Biblioteca mais Legal que já vi no Mundo (no Michigan)

19.04.2018

0
0
0
0
0
0

Ano passado tive a oportunidade de conhecer uma biblioteca incrível na minha viagem pros Estados Unidos. Essa biblioteca fica na cidade de Ann Harbor, no estado do Michigan, cidade que abriga uma das universidades mais conhecidas e bem conceituadas do país: a Universidade do Michigan.

Na minha passagem por Ann Harbor fiquei maravilhada com o clima da cidade, com toda a efervescência universitária no ar. Não poderia deixar de lembrar de Santa Maria (claro que com outras proporções, outro olhar, outra realidade). Morei muitos anos em Santa Maria, no RS, uma cidade universitária, onde toda a vida da cidade gira e respira a Universidade. Pois em Ann Harbor isso é ainda mais intenso.

Ann Harbor é uma cidade linda, e relativamente pequena: tem apenas 114 mil habitantes sendo que deste total, 36 mil habitantes são estudantes das faculdades do Michigan. Dá pra ter noção do quanto essa cidade respira o universo acadêmico ? É realmente incrível. E a cidade tem uma arquitetura bem americana, muitos parques, e os prédios da universidade ficam espalhados pra todo lado. Um mais lindo que outro. Outra coisa muito bacana são as instalações das famosas fraternidades que também existem aos montes espalhadas pela cidade: igualzinho aos filmes, as kapta, gama, delta, sigma, pi e tudo mais … elas existem gente ! E são lindas demais !

 

Acredito que o fato dessa cidade ter no seu berço uma universidade tão importante, isso acaba influenciando na importância que o aspecto cultural e educacional acaba tomando para todos os habitantes da cidade. Eu via muito isso em Santa Maria. A cidade tinha um ar de “cult”.

E acredito que essa biblioteca que conheci em Ann Harbor reflita talvez também esse aspecto … uma influência que vem da efervescêcia do aprender. Se é uma característica da cultura americana … já não sei. Afinal não tive a oportunidade de conhecer nada assim nas outras cidades onde estive (Chicago, Detroit, Nova York). Em Ann Harbor a Biblioteca Pública funciona como um ponto de referência para levar as crianças para brincar, serem entretidas, para ler e jogar. Um ambiente agradável, todo adaptado e com muitas opções de diversão e lazer para que crianças possam serem estimuladas. Achei o setor infantil da Biblioteca o mais empolgante de tudo.

 

Mas além disso também me impressionou muito o lado “adulto” da biblioteca. Com uma vasta coleção de livros e dvds, materiais lindos e muito bem conservados, dispostos de forma atrativa e com facilidade de acesso para as pessoas. Mas uma outra coisa incrível é o acervo de “objetos” para serem emprestados: eletrônicos, multimídia, jogos educativos, brinquedos de montar, instrumentos musicais, equipamentos para os mais diversos fins … equipamentos tão diversos que eu sequer conseguia entender para que eles serviam. Fiquei realmente impressionada com a estrutura da Biblioteca. Maravilhosa !!!

 

Quis muito compartilhar isso com vocês. Sei que faz tempo que fiz a viagem … mas estava revendo meus vídeos e arquivos antigos e tinham algumas coisas que eu queria muito ter compartilhado com vocês na época e acabou ficando esquecido. Mas acho que isso não é algo pra ser esquecido num cantinho de uma pasta no computador …. ficou tão vivo na minha memória que eu queria muito compartilhar com as pessoas, queria poder inspirar outras pessoas assim como eu também me senti inspirada visitando essa biblioteca incrível.
Curtam esse vídeo onde explico mais da Biblioteca e mostro imagens de lá:
Aguardo vocês no próximo post. Beijos !
(ahhh e se preparem …. pois eu tenho mais uma postagem e vídeo para publicar onde quero muito compartilhar com vocês sobre uma loja que vi lá na época e não fiz quando voltei de viagem – pois agora farei – Aquele tipo de lugar que vocês tem que conhecer !!!). Aguardem !

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...