decoração

Dicas de estantes e nichos para livros

02.12.2012

0
0
0
0
0
0
No post de hoje vou dar várias idéias incríveis de nichos e estantes bem legais pra você guardar seus livros.
Eis uma parte da casa que acho que sempre merece seu destaque: o seu cantinho de leitura. Seja de leitura ou apenas aquele cantinho especial onde guarda seus livros.
Sou fascinada por livros. Não apenas por ler, mas pelos livros em si. Sou uma daquelas fanáticas que adora cheirar as páginas de um livro novo. Abrí-lo e passar as páginas, mergulhando o rosto em suas páginas. Escolher com cuidado sua nova morada, depositá-lo em seu espaço eleito e contemplá-lo … aihh tá, sou louca mesmo. Enfim …
Sendo assim, fico encantada com idéias geniais pra guardar os livros e vou compartilhar algumas das sugestões mais bacanas que tenho visto pela internet.
Isso porque uma estante ou nicho para guardar livros pode ir muito além da funcionalidade de “guardar” livros mas também ter um lado estético muito importante no ambiente. Por vezes pode ser a peça mais importante da sua sala.
Usando da criatividade podemos fazer de uma estante um palco de um show. Vamos a alguns bons exemplos para serem usados nos mais diversos ambientes.

Porta Preciosidades: estantes e nichos para livros

 

Recadinhos na parede

Essa é uma idéia muito legal que venho visto circulando bastante, ultimamente inclusive pelo facebook. Uma idéia simples mas que requer bastante espaço.
Vejam como uma parede inteira é usada pra abrigar uma quantidade de livros que uma estante super bacana poderia comportar e ocupar apenas 1/5 talvez desse espaço. Mas se você tem espaço sobrando e gosta de ousar, com certeza iria desfrutar desta brincadeira na parede. E você pode usar as palavras que quiser: livros, ler, book, cool … enfim, o que sua imaginação mandar.

Livros Suspensos

Outra imagem que já vi circulando pela internet, inclusive no facebook, são os livros suspensos. Inclusive você pode encontrar sem grandes dificuldades tutoriais sobre como fazê-los. A ilusão criada é incrível.
Provavelmente o ideal seja você optar por uma alternativa como da foto acima, ou seja, poucos livros em cima de cada base, pra não correr o risco de ver seus livros despencados e sua parede estragada.
Dica: Com dó de estragar seus livros pra poder fazer as bases dos livros suspensos ? Procure por livros especificamente pra isso em sebos. Você pode optar por aquelas enciclopéidas antigas, com capas duras e que estão bem desatualizadas de qualquer forma ? Pode fazer bases com os diferentes volumes ou ainda usar um volume de cada estilo diferente, cada um um tipo de livro, ou ainda um de cada enciclopédia. Não é difícil encontrar livros que não custam quase nada, já que desatualizam muito rapidamente e deixam rapidamente de ter valor, pois são antigos mas não o suficiente pra terem valor histórico: livros de direito ou medicina, cabem perfeitamente nessa estratégia.
E que tal colocar tudo de cabeça pra baixo ?
Dando seguimento ao nosso resumão de dicas de estantes e nichos para livros, vou mostrar agora algumas opções usando escadas, sejam elas rústicas encontradas numa construção antiga ou mesmo aquela escadinha do dia-a-dia que está encostada em casa.

Escadas usadas como estante

Embora seja super fã do estilo rústico, eu dificilmente adotaria tal estilo. Admiro-o mas sou mais adepta do ar mais moderno ou mesmo aquele clássico-sofisticado. E confesso que entre ambos, fico com o moderno. Ainda assim, reconheço a espiritualidade e beleza de cenários como estes. De qualquer forma, são idéias super baratas e super cool, não acham ?

Criatividade

 

 

Brincando com o simples.

Livros e escadas

Voltando às idéias de nichos e estantes para livros usando escadas, outras idéias interessantes que já circularam bastante pela internet recentemente foram usando o aproveitamento de espaço das escadas de interligação entre andares da casa.

 

Estas são idéias não tão recentes … mas que seguem me encantando. O legal delas é a funcionalidade, visto que auxilia muito o acesso a parte desses livros. O ruim é que as vezes dificulta o acesso em outras partes já que você não poderá colocar uma escadinha ou banquinho em cima de andares da escada pra alcançar pontos intermediários, pois ficaria perigoso.
Tem que se pensar em alternativas para acessar os livros que ficam em pontos de difícil acesso.
Numa primeira olhada parece uma escada multi-funcional. Unindo ambientes e facilitando alcançar livros. Mas reparem bem como os livros no canto superior direito estão bem inacessíveis. Como resolver a questão ? Mas obviamente nada que seu arquiteto não ajude a resolver.

Nichos diferentes

Se você acompanha meu blog há algum tempo já sabe que eu tenho um gosto mut peculiar pelo exótico. Então não vai se surpreender com algumas das próximas imagens. Adoro !

Esquisito ? Pois eu toparia. Embora não seria minha primeira opção. Hmm, pensando bem nem a segunda, rsrs. Se bem que as ideias abaixo com certeza poderiam sim figurar bem como ótimas opções pra mim entre as dicas de estantes e nichos para livros que estou apresentando pra você. Eu certamente usaria por exemplo num cantinho do quarto para guardar meus livros preferidos.
Adorei estas estantes giratórias. Gira-gira e acerta um ! Pra uma leitura despretenciosa, que tal ?
Eu realmente sou fã do moderno, do abstrato, do exótico e até do esquisito. Rsrsrs. Nada mais natural que eu tenha ficado fascinada por esta estante que simula uma árvore com galhos ao vento.
E falando em formas exóticas:
Agora reparem bem nesta mesa de centro. Linda né ? O sistema de “revisteiro”. Eu particularmente teria um pouquinho de dó de pendurar desta forma aqueles livros lindérrimos que geralmente são os eleitos pra serem depositados na sua mesa de centro. Mas o efeito é realmente fantástico.

Uma poltrona de livros

Mas um dos meus maiores encantamentos recentes tem sido com esta imagem que já circulou em inúmeros sites diferentes:
O legal é que você pode encomendar sua poltrona, do jeitinho que você quiser. Escolha a cor do estofado ou das prateleiras pros livros:
E observem na foto central que é possível fazer inclusive o apoio pra descanso dos pés. Interessou-se ? Visite o site Nobody&Co para encomendar sua poltrona para guardar livros !
E falando em sentar sobre os livros, vou deixar aqui mais algumas dicas de estantes e nichos para livros bem interessantes:
Aqui uma outra poltrona, numa versão bem mais “simplória”.
Mas no fundo, no fundo, o que mais me encanta são os múltiplos nichos.
Eu curto muito estas formas abstratas ou então múltiplas. Minha predileção pelos espaços grandes se justifica também pelo fato de ter muitos livros. Mas eu não descartaria a possibilidade de criar um ambiente para leitura e vídeo que unesse uma variada forma de guardá-los. E por que não, usar de uma vez só várias idéias ?
Mas é claro que pra isso, seria necessário muito espaço sobrando, o que hoje em dia pode ser frequentemente considerado um luxo.
Eu particularmente preciso mesmo de muito espaço para guardar meus livros, afinal sou uma colecionadora de livros hahaa. Adoro livros pra ler, mas adoro também livros pra colecionar. Alilás, você já leu meu post “livros para ler ou para colecionar”  ? Leia e já dá pra ter uma noção do quanto espaço pra guardar livros é primordial pra mim.
Do mais é isso. Escolha seu nicho favorito e boa leitura !!!

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...