DICAS DO PARAGUAI

Testei uma Sport Cam muito barata

23.05.2019

0
0
0
0
0
0

Testei uma Sport Cam muito barata e quero contar o resultado pra você. No ano passado eu fiz um vídeo falando da “GoPro” de pobre que eu havia comprado em uma super promoção no Duty Free. Hora de saber mais dela.

Comprei a Sport Cam da marca ONE BOX, que é uma marca conhecida por seus eletrônicos mais populares. A câmera é de finalidade esportiva, se enquadrando no que chamamos de “action cam”: ou seja, objetiva captar seus melhores momentos de adrenalina.

As câmeras esportivas tipo GoPro ou similares foram pensadas como uma boa estratégia para produzir imagens de momentos radicais. Elas são pequenas e costumam ter acessórios que permitem que você faça imagens de momentos inimagináveis.

A minha Sport Cam veio com 3 acessórios diferentes mas que permitem acoplar a câmera para gravar múltiplos esportes: um suporte para acoplar a cam em capacetes, uma base de suporte que permite acoplar em bases como visor de carro ou outros painéis, uma case a prova de água que permite mergulhar a câmera.

 

 

No caso do acessório para capacete, a única coisa ruim é que as tiras para prender não são muito extensas, então não sei se todos os modelos de capacetes são facilmente adaptáveis. Mas não tive dificuldades pra prender o suporte no meu capacete que uso para andar de bike.

Não cheguei a usar a base para testar a Action Cam no carro, mas curti muito esta possibilidade. Bom, tem a limitação de tempo de gravação, mas é sempre interessante pra você flagrar cenas inusitadas que podem ocorrer pelo seu caminho.

Curto a idéia de gravar viagens de carro, seja o trajeto ou caso queira gravar algum momento interno do carro. Tem também gente que adora fazer vídeo de bate-papo pro youtube no carro.

Mas com certeza meu acessório preferido foi a case para levar a Sport Cam para a água. Poder gravar na piscina, debaixo d’água, com certeza foi uma das coisas que mais me motivou a comprar uma action cam.

 

Custo-benefício

 

Obviamente que eu gostaria muito de comprar uma GoPro mesmo mas mesmo no Paraguai com os preços mais baixos que no Brasil, com o dólar na altura que está, ainda assim sai caro. Portanto minha escolha se baseou neste momento basicamente no fator economia: escolhi a marca pelo fator $$$.

Essa Sport Cam da ONE BOX custa em média perto de $ 90,00. Já vi ela outras vezes no Duty Free e esse é originalmente o preço dela (acho que estava $ 96,00) a última vez que vi. Mas por duas vezes já vi ela em promoção no Duty Free e me arrependi da primeira vez por não ter levado.

 

 

Então quando encontrei ela novamente com um super desconto, me joguei. Comprei essa “gopro” de pobre haha, por apenas 45,00 dólares. Isso mesmo, apenas $ 45,00. Um super desconto digno de Black Friday e não sei se não foi em algum evento assim que comprei, pois comprei ela lá por novembro do ano passado e no mês de novembro as lojas costumam fazer promoções por aqui.

Lembrando que uma GoPro pode custar de $ 200,00 até perto de $ 360,00 no Paraguai (depende do modelo, a Hero 5 você pode conseguir por valores mais próximos dos 200,00 dólares enquanto a Hero 7 vai pra perto dos 300 dólares).

Considerando isso, foi uma economia e tanto. E é claro, temos que lembrar que no caso da GoPro os acessórios para acoplar em determinados equipamentos devem ser comprados a parte.

Mas é claro que eu não quero nem de perto comparar a qualidade de imagem também. Obviamente que a economia também acompanha um desempenho inferior. Incomporável.

No entanto, pra mim que não estou disposta ainda em investi em uma GoPro, achei bárbaro ter essa oportunidade de comprar uma câmera do tipo esportiva tão barata ali no Paraguai pois assim posso aproveitar pra fazer algumas imagens de brincadeira.

 

Não se iluda com a qualidade das fotos abaixo. Tire suas conclusões somente após ver o vídeo no youtube onde mostro a qualidade do vídeo também. Pois eu achei as imagens dos vídeos bem mais proveitosas !

 

Qualidade das Imagens / Fotos x Vídeos

 

 

Em relação as fotos, as imagens tem uma qualidade realmente precária. O principal problema realmente é na granulação. Não há muito o que fazer. Mas o outro problema que vi é mais contornável: achei que as cores saem um pouco hipersaturadas ou em outros momentos desbotadas. Mas isso é mais contornável através da edição da imagem.

 

 

Mas eu não posso dizer que achei tão ruim as imagens dos vídeos. São ruins quando você compara com o padrão, tem a saturação, tem um pouco de granulação, mas não chegam a ser terríveis. São imagens bem aproveitáveis como registro de momentos. Entendam o que digo: quando você percebe o registro como uma oportunidade de eternizar no click um momento incrível.

Ok, a foto não ficará incrível em cores e qualidade mas com certeza você se lembrará com carinho destes momentos. Pois quando falamos de uma Action Cam geralmente estamos falando de momentos com amigos, em família, com adrenalina, em aventura, curtindo a água, o ar, enfim.

Inclusive eu usaria super de boa trechos das imagens feitas na água nos meus vídeos no youtube. Mesmo com a qualidade caindo um pouco, a vantagem de poder mostrar por exemplo passeios na água, supera a desvantagem da qualidade um pouco inferior.

Já em relação as fotos eu só consegui tirar fotos em um tamanho fora do padrão, bem pequenas. Mas eu acho que talvez seja possível configurar o tamanho da foto. Preciso mecher melhor nisso.

Acho que a qualidade das fotos sim, é já bem inferior. Aí só vale a pena mesmo pra fotos subermersas ou em situações onde você não levaria sua câmera comum ou celular por medo de molhar. Mas dos vídeos eu achei que ficaram legais, como recordação.

Agora pensando em uso profissional, pra captar grandes imagens, pensando num close supimpa pra um porta-retrato, já é mais complicado. Sim, ela tem limitações. Mas pensando no valor dela e o que ela te dá, realmente achei muito bom. A imagem do vídeo é melhor do que meus celulares mais antigos por exemplo.

Como agora não está na minha meta comprar uma GoPro, estou por hora realmente satisfeita com a compra da minha Action Cam da ONE BOX. Provavelmente vou utilizar principalmente pra captar vídeos na água. Achei ela prática, leve, de um tamanho bom pra manusear.

A única coisa ruim é o fato de eu ter que abrir ela toda vez que quero mudar de foto para vídeo ou o contrário. A seleção para gravar ou fotografar fica na parte lateral e não tem botão de acesso pela caixa protetora, então só abrindo mesmo fora d’água, trocando e começando tudo de novo. Isso não é muito prático. Mas como vou usar mais a função vídeo mesmo, está de boa.

 

 

Já as imagens que fiz no capacete enquanto andava de bike, percebi que os problemas de captação das cores ficaram mais visíveis mas eles não são difíceis de corrigir com programas de edição de imagens. Não chega a ser chocante, mas noto que há uma hipersaturação e em alguns momentos um desbotar das cores.

Não sei se esse saturar e desbotar das cores dependia de como eu me posicionava em relação a luz e movia o capacete (eu estava andando de bike no final da tarde mas com bastante luminosidade ainda presente, sol de verão) ou era aleatório. Mas a maior parte do tempo as cores estavam mais saturadas acima do que deveriam.

Adaptar o suporte no meu capacete não foi difícil visto que meu capacete tem vários vãos de recorte no seu corpo mas não sei como se comportaria em outros modelos. Mas achei que as faixas poderiam ser mais longas pra facilitar melhor o encaixe livre em difentes pontos, pois foi apertado pra encaixar.

Acredito que se nem todos os modelos de capacetes tenham tantos vãos ocos para encaixes, pode ser mais difícil encaixar com tiras tão curtas.

Quanto a base para usar no carro ou em outras superfícies, não posso falar sobre pois não usei para este fim. Talvez futuramente eu use, pois acho que seria interessante filmar trajetos para chegar em lojas no Paraguai.

Mas por outro lado não é algo que eu gostaria de deixar chamando a atenção dentro do carro quando o carro estivesse estacionado lá no Paraguai. Embora eu sempre procure tentar em deixar nos estacionamentos que mais confio, sempre dá um medinho lá no fundo.

 

Aproveite as oportunidades que a Cam dá

 

Mas no final das contas minha experiência em usar uma câmera dentro da água, para capturar imagens submersas, e também durante meu percurso de bicicleta, foi muito proveitoso. Acredito que seja uma ferramente muito boa pra incrementar outras recordações que possamos montar seja quando montamos um álbum de viagem ou mesmo no meu caso ao montar um vídeo relato de um passeio.

Mas para usar somente a câmera para este fim, não acho que seja muito atrativa, pois temos tantos dispositivos melhores. Até mesmo pra fotografar ou filmar cenas do dia-a-dia, nossos celulares hoje nos servem super bem pois as câmeras dos celulares tem vindo cada vez melhores.

Mas quando penso como um auxiliar para capturar imagens, enquanto não estou disposta a comprar uma GoPro mesmo ou outra Action Cam mais cara, acho que o investimento foi bacana. Estou satisfeita com esta por hora e vou seguir usando quando houverem oportunidades.

Se você não encontrar ela com o super desconto que encontrei na promoção do Duty Free, vale lembrar que tem várias outras opções de Sport Cam no Paraguai com câmeras abaixo de 100 dólares. No ano passado eu mostrei um vídeo onde mostrei vários equipamentos fotográficos no Shopping China em promoção.

E aí, se animou ?  Mas não se esqueça: é muito importante que você assista antes o vídeo no youtube pra ver os vídeos que fiz na água pra você ter uma real ideia da qualidade das imagens. Embora a qualidade não seja tão boa, na fotografia ela fica mais aparente, mas no vídeo é legal poder captar umas imagens aquáticas.

Visita o canal e assiste o vídeo antes de concluir sobre o que achou da Sport Cam da One Box.

Por hora era isso.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...