SOPA DE LETRINHAS

Sopa de Letrinhas: O Futuro da Humanidade (Augusto Cury)

12.08.2015

0
0
0
0
0
0

Há muito tempo queria ler algum livro do Augusto Cury, devido ao enorme sucesso de vendas que ele faz. Mas eu lia seus títulos e tinha receio de ser daqueles livros do tipo “auto-ajuda barata”. 

Escolhi o livro “O Futuro da Humanidade – a saga de um pensador” sem saber o assunto de que se tratava, apenas pela fácil disponibilidade: meu pai tem ele e tinha adorado a leitura. Pois bem, peguei pra ler e pasmem … não li. Devorei ! Fazia tempo que um livro não me fazia ficar tão ávida pela leitura.

O livro conta a história de um jovem estudante de medicina, Marco Polo, que logo ao começar a cursar a faculdade começa a se questionar sobre os valores morais e éticos que permeiam tanto o ensino da medicina como em particular a visão que seus professores e a própria sociedade tem da “loucura”. Surgem questionamentos em relação ao tratamento dispensado aos pacientes psiquiátricos e ele passa a questionar não apenas os profissionais médicos a sua volta como a medicina como um todo. Com isso ele compra uma briga ferrenha na sua faculdade. Mas ele é um sonhador e abre a mente para vivenciar novas experiências e buscar novas formas de tratar as doenças da mente. Seu ideal é mais escuta e menos remédios, mais amor e menos preconceito, mais vivências e menos aprisionamento.
O livro é absolutamente lindo e a leitura incrível mesmo que você não se interesse por assuntos da medicina ou da psiquiatria em si. Mas se essas áreas forem do seu interesse, provavelmente fará como eu: devorará o livro. Caso contrário, tenho certeza que o livro trará para você uma excelente forma de ampliar seu horizonte sobre o quanto por vezes nos aprisionamos por conta das regras e condutas impostas pela sociedade em cima de um histórico não questionado.  
A história fictícia é encorajadora e contemporânea. Infelizmente ainda há muito preconceito e a luta pela dignidade do paciente psiquiátrico ainda persiste e resiste em muitos lugares contra a ótica médico centrada e  onde o remédio e a exclusão imperam ainda.
É um livro acima de tudo comovente. A historia é linda e vários trechos são muito emocionantes. Vale a pena a leitura com certeza !
Que livro ? O Futuro da Humanidade – A Saga de um Pensador
Quem escreveu ?Augusto Cury. 

E quem é ele ? Médico, psiquiatra, psicoterapeuta, doutor em psicanálise, professor e escritor. Seus livros já venderam mais de 20 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido um dos autores mais lidos no país na última década. 

E sobre o que é ?  O livro inicia com a indignação de Marco Polo com a falta de respeito e ética dos professores de anatomia para com os corpos em estudo e como aquela cena que se inicia na vida dos futuros médicos pode moldar todo seu futuro como profissionais a “minorar” o outro e s auto-colocar em pedestais. A partir disso, ele parte para uma linda trajetória em busca da identidade de um dos corpos e acaba conhecendo um novo mundo a ser explorado: a psiquiatria. Ele acaba conhecendo então um mendigo, Falcão, que ajudará Marco Polo a vivenciar a vida de uma nova forma. Marco Polo, estupefato com o tratamento dispensado aos pacientes psiquiátricos, passa cada vez mais a desafiar o convencional, e com ousadia, coragem e acima de tudo sensibilidade, encontra novas formas de olhar e tratar estes pacientes. Muito mais do que ensinar sobre psiquiatria, Marco Polo ensina sobre a vida. 

Cansativo ? Nada. O livro é extraordinário. Em alguns momentos algumas ideias se repetem mas provavelmente é um recurso utilizado propositalmente para que o livro seja mais do que apenas uma historia, mas como um canal de remodelamento da maneira de pensar do leitor, ampliando sua sensibilidade e reforçando no leitor a ideia sobre a importância de respeitarmos as diferenças e sermos mais tolerantes com elas.
E a linguagem ? Acessível ao leitor leigo. Não é um livro de psiquiatria, psicologia, medicina ou voltado pra essa área. O livro tem uma linguagem feita para que todo ser humano possa compreender sua mensagem de expandirmos nossa sensibilidade e amor ao próximo.
Empolgante, Emocionante,  Enfadonho ? Emocionante é o melhor adjetivo. Embora alguns pontos que seriam suspenses sejam facilmente deduzíveis, isso não deixa a história menos interessante. É uma linda forma de olhar para o ser humano.  

Qual a principal mensagem ? Todo ser humano tem uma história. Somos todos diferentes no final das contas. E todos nós temos sentimentos, verdades, caos, histórias perdidas, coisas mal solucionadas, defeitos, aptidões especiais. Somos complexos e únicos. Todo ser humano tem uma história que merece ser ouvida.  E nossa missão é nos reconhecermos nessas diferenças pra que possamos nos entender entre si, nos ajudar, nos amar, nos apoiar. Todos nós podemos extrapolar nossas limitações. Cada um no seu tempo, alguns com mais ou menos ajuda. Mas o limite nunca é dado meramente pelo físico, ou pela mente. O limite muitas vezes pode ser imposto pela sociedade. Nossa missão como seres humanos é nos ajudarmos uns aos outros para que todos possam crescer e evoluir juntos. E como descobrir meios de ajudar cada tipo de pessoa, cada tipo de limitação ? A base de tudo é o olhar ampliado, o coração sensibilizado e a escuta aguçada. 

Espero que tenham curtido a dica. Bjkinhas de Pimenta.

“O Sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças.” 
(Augusto Cury )

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...