literatura

Sopa de Letrinhas: Quando a Moda é Genial

22.12.2015

0
0
0
0
0
0
Estou pra resenhar esse livro faz tempo ! Foi um achado e tanto ! Sabe aqueles livros que você encontra ao acaso, apenas percorrendo prateleiras numa livraria ? Foi assim que descobri o “Quando a Moda é Genial”.
O livro é de Marnie Frogg e traz 80 obras-primas que foram lançadas pelos mais diversos estilistas ao longo dos anos. O livro é construído de uma maneira super leve, gostosa e agradável de ler. 
As obras retratadas são das mais diversas: incluem peças icônicas, trajes que passaram a fazer parte do dia-a-dia de mulheres mundo afora, tendências que inovaram e transformaram a forma de vestir de toda uma geração, criações exóticas que ficaram apenas nas passarelas, etc. 
O livro traz um divisão das obras dentro de 10 categorias:
  • Luxo
  • Forma
  • Exotismo
  • Asceticismo
  • Subversão
  • Utilidade
  • Erotismo
  • Revivalismo
  • Teatral
  • Futurismo

Não há uma construção cronológica, as criações são mostradas aleatoriamente ao longo de cada categoria, o que deixa a leitura bastante inesperada. É uma delícia ir descobrindo mais sobre cada modelo que você já ouviu falar remotamente, ou aquele vestido super batido nas imagens de clássicos da moda ou mesmo descobrir tendências que você nem soube que existiram ou mesmo nem lembrava delas.
Em alguns momentos você fica sabendo de detalhes sobre peças hoje banais, mas que em algum momento da história foram introduzidas na moda e nunca mais saíram do nosso dia-a-dia. Também é legal ir descobrindo o vai-e-vem da moda ao longo das criações. 
A cada nova virada de página, você se depara com uma nova criação. Para todas são dedicadas 2 páginas portanto: todas as peças vem com fotos ilustrativas, um texto explicativo sobre como surgiu aquela peça, o ano ou década de criação, a importância que ela teve para a moda, a repercussão no meio entre outros estilistas, como as peças eram usualmente montadas (uma pincelada sobre os tecidos, modelagem, adornos, composição) e por fim traz ainda alguns exemplos de outras criações importantes que valem a pena ser conhecidas e que também remontam aquele mesmo estilo ou tendência.
Essas dicas de outras (re) criações similares são dadas sempre no rodapé de cada página: citando a peça, o ano e o nome do estilista que criou. Conferir essas dicas é uma ótima forma para ampliar o conhecimento sobre aquela tendência ou mesmo entender melhor as releituras. Muitas vezes essas novas criações surgem com intervalos de décadas, o que torna especialmente interessante para conhecer mais do vai-e-vem da moda. Por vezes indica trajes que já haviam antevisto aquela tendência anos antes dela ser lançada e realmente virar febre. Uma pena que essas peças a mais só vem mesmo com essas dicas rápidas, sem foto nem nada – mas são informações geralmente suficientes pra que se encontre elas facilmente numa busca via google por exemplo.
Querem conferir um pouco do que rola no livro ? Vejam que bacana !
 Aqui no rodapé vocês podem dar uma espiada sobre como vem as dicas pra procurarem por outros trajes que estejam relacionados com a obra da vez.

E se fica a impressão de que tem apenas vestidos das antigas, nãoooo. Tem de tudo que é época, até inclusive de 2013 que foi quando o livro foi lançado por aqui. Abaixo alguns dos últimos anos:
 E o livro finaliza com um breve relato da trajetória de cada estilista presente no livro, bem como aponta as páginas onde aparecem suas obras-primas.

Uma coisa muito bacana é que o livro é bem pequenino, o que torna ele super prático pra carregar na bolsa, pra ler no aeroporto, na fila do banco, no ônibus, etc. Por outro lado eu amei tanto o livro que lamentei que ele seja tão conciso. Mas pra quem é leigo na moda, como eu, é uma ótima forma de se introduzir no assunto, tentar entender um pouco melhor desse mundo sem mergulhar em literatura técnica.
Legal né ? Eu amei. 
Que livro ? Quando a Moda é Genial – 80 Obras-primas em detalhes
 
Quem escreveu ? Marnie Fogg 
E o título original ? What makes great fashion – 80 masterpieces explained
 
De que ano é? 2013
Qual o assunto do livro ? O livro se propõe a explicar um pouquinho da história de 80 peças que fizeram história na moda, cuidadosamente selecionadas. Eu amei a seleção das peças.
É um livro denso e instrutivo? É instrutivo, mas não é denso. O livro em si é pequeno, quase um livro de bolso. Cada peça mostrada tem um pouco da sua história contada, mas de forma bem superficial. É bem interessante pra quem curte moda, está iniciando no assunto, quer estudar moda, mas não procura nada muito técnico ou aprofundando. 
E a linguagem ?  De leitura fácil e prático de ler, cada 2 páginas é dedicada a uma peça, tornado a leitura leve. Não usa linguagem técnica nem faz alusão a conteúdo técnico que possa ser estranho ao leitor leigo no assunto. É realmente uma leitura gostosa pra quem procura uma leitura descontraída mas sem deixar de ser elucidativa e educativa sobre o tema. 
Recomenda ?  Com certeza ! Recomendo pra todo apreciador da área da moda. Ideal para leituras descontraídas.
Fica a dica ! E até a próxima 😉
Bjkinhas de Pimenta.

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...