SOPA DE LETRINHAS

Sopa de Letrinhas: Diálogos Impossíveis (Luís Fernando Veríssimo)

02.06.2018

0
0
0
0
0
0

Não me pergunte porque eu demorei tanto pra terminar este livro. Diálogos Impossíveis é um livro um tanto quanto adorável. Sabe o que é mais interessante sobre esse livro ? Foi a maneira que tomei conhecimento dele. De uma maneira bem pouco provável. 


No natal de 2016 fizemos um amigo-secreto num grupo de facebook bem diferente. Ao invés de trocar presentes, trocamos posts em blogs. Obviamente era um grupo só de blogueiros. Cada blogueiro presenteava seu amigo-secreto com um post falando sobre o blog ou alguma rede social do seu amigo sorteado.  E na época eu fisguei Tamires, que tem um blog literário. Dentre tantas coisas bacanas que descobri no blog dela, uma delas foi a resenha do livro Diálogos Impossíveis. Me apaixonei tanto pela resenha do livro que acabei encomendando o livro. Mas ele ficou meses na prateleira. Depois, ficou alguns meses na minha cabeceira.

Eu realmente não sei bem explicar porque me prolonguei tanto pra finalizar a leitura. Aliás … até sei. Justamente por conta de não ser obrigatória a leitura contínua e ininterrupta …. era como ler pequenos contos. Eu podia mesclar com minhas outras leituras. Até mesmo iniciar e terminar outros livros. Enquanto isso eventualmente lia alguns outros “diálogos impossíveis” no meio do caminho.

Mas afinal … o que são esses diálogo ? Nada mais do que diálogos que você jamais imaginaria …. algo como Drácula e Batman velhinhos batendo um bom papo num asilo. Que papo você conseguiria imaginar eles numa situação dessas ?
Ou então imagine os bolsos de um defunto divagando numa boa de uma conversa. O que poderiam tanto ter pra conversar ? 

E há também alguns pequenos contos, singelos, simples, pitorescos, mas de com aquela intensidade de alma que só poderia vir de Veríssimo. Histórias que permeiam leves pinceladas ou mesmo maiores reflexões sobre a morte, a traição, as relações com o dinheiro, dilemas familiares e muito mais. 

Os contos são breves e maravilhosos. É um livro delicioso pra estar na cabeceira e ser saboreado antes do adormecer. Eu demorei pra ler por ter mesclado outras leituras junto, e nessa você pode ir reservando um continho pra ser lido por dia. Mas caso resolva se dedicar exclusivamente ao livro .. é pouco provável que não o abrace com tudo. É realmente fantástico.

Que livro ? Diálogos Impossíveis
 
Quem escreveu ? Luís Fernando Veríssimo
 
De que ano é? 

E a editora ? Objetiva
  
Qual o assunto do livro ? “Drácula e Batman discutem no asilo. Robespierre tenta subornar o carrasco. Goya e Picasso conversam sob o sol da Côte d’Azur. Juvenal planeja matar a mulher, Marinei, que o despreza. A recém-casada Heleninha pede conselhos ao urso de pelúcia.
Qual um existencialista dotado de senso de humor, Verissimo persegue em suas crônicas o absurdo que marca a existência humana – salvo engano, a única que se preocupa com o seu propósito, o seu término e se alguém está falando demais na hora do pôquer. Em nenhum momento essa maldição se torna mais evidente do que na hora em que o homem abre a boca. Então, o que era para comunicar acaba é “estrumbicando”. Nas crônicas reunidas neste volume, Luis Fernando Verissimo escreve sobre impossibilidade, incomunicabilidade e mal-entendidos. Escreve, enfim, sobre a vida.”
(Mini-Resenha retirada do site da Livraria Saraiva).
E que tal a linguagem e a leitura  ? Com diversos pequenos contos, tem uma fácil leitura. A linguagem é fácil mas as histórias podem permear por leve diversão pura ou mesmo textos que nos trazem reflexão sobre temas da vida e cotidiano. Nada cheio de sermões ou coisa parecida … mas mesmo inconscientemente podemos acabar julgando os personagens ou desfecho das histórias, o que de certa forma nos faz analisar e refletir sobre seus atos. É uma leitura leve, como uma brisa de letrinhas no ar.
Recomenda ?  Com certeza ! Leitura agradabilíssima. 


 

Deixe um comentário

Paty Martinez no Youtube

Carregando...